Canteiro de obras sustentável: como ter um
Investir em medidas ecológicas é uma grande tendência e ter um canteiro de obras sustentável é possível adotá-las através do aluguel de container. Saiba como a seguir!
Além de melhorar as condições de trabalho, adotar um canteiro de obras sustentável adotando a locação de container traz inúmeros benefícios para a construtora, desde a redução dos custos totais com as obras, até o aumento da produtividade e qualidade técnica do empreendimento.
No entanto, para ter um canteiro de obra sustentável, é preciso haver bom planejamento e veja a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo (a)! Independentemente do tamanho ou tipo, qualquer obra de construção civil gera de alguma forma impacto negativo ao meio ambiente. O solo, a fauna, flora e água, além da vizinhança ao redor, sofrem bastante com as modificações daquele ambiente onde a construção está sendo feita.
As empresas da construção civil que prezam pelas atividades sustentáveis ganham destaque no mercado, recebendo o selo de empresa compromissada com questões ambientais.
Como o aluguel de container contribui para um canteiro de obras sustentável
Pensar em um canteiro de obras sustentável é imaginar um espaço onde há a preocupação de evitar desperdícios de materiais e redução de impactos na natureza, utilizando a locação de container por exemplo.
Eles podem ser montados com materiais recicláveis, que vão facilitar o transporte e o armazenamento destes espaços para outros lugares. Além do uso das estruturas, existem outras medidas que contribuem para a sustentabilidade. Veja a seguir:
Armazenamento de materiais
Guarde os materiais e insumos utilizados na obra em local adequado, livre de chuvas, sol forte e umidade para que não fiquem deterioradas. Além disso, busque comprar somente os materiais e a quantidade que você vai utilizar, evitando desperdícios.
Economize água
Para ajudar a reduzir o desperdício de água no canteiro de obras, invista nas lavadoras de alta pressão. Além de gerarem economia de água até 80%, as lavadoras fazem o serviço de higienização de forma mais rápida, principalmente na etapa pós-obra. O reaproveitamento de água utilizada no canteiro é uma excelente prática sustentável.
Estabeleça um sistema de estoque dessa água para que ela seja reaproveitada em alguma outra oportunidade durante a construção. A água da chuva também pode ser coletada para limpeza e irrigação do canteiro através de um sistema de tratamento de esgoto estabelecido no projeto da obra.
Invista na iluminação inteligente
As luzes dos barracões onde ficam os operários, geralmente permanecem ligadas durante o dia todo, gerando consumo desnecessário de eletricidade. A instalação de detectores de movimento com temporizador conectado às lâmpadas ajuda a combater o desperdício de energia.
Prefira lâmpadas de LED para fazer a iluminação do local. São mais rentáveis e possuem intensidade superior comparada às incandescentes.
Proteja o ambiente do calor excessivo
As altas temperaturas podem prejudicar na conservação dos insumos e equipamentos como também a produtividade dos seus funcionários. Instale películas de controle solar nas janelas de todos os locais pertencentes a obra, como refeitórios, almoxarifado e alojamentos para manter a temperatura interna agradável. Você também pode pintar as paredes de branco para diminuir a absorção de calor do ambiente.
Aposte em painéis metálicos
Os painéis metálicos contribuem na redução do consumo de energia, pois sua tecnologia permite otimizar a luz solar controlando os níveis de calor do ambiente. Versáteis, podem ser reutilizados em diversos espaços e ocasiões, podendo ser facilmente usados em novas funções na construção.
Proteja o solo da obra
Utilize uma lona para proteger o ambiente da construção evitando que os insumos utilizados se espalhem ou se degradem sob chuva, ou sol forte. Essa proteção também evita que resíduos de óleos e outras substâncias nocivas atinjam o solo, prejudicando a estrutura da obra.
Descarte os resíduos da obra corretamente
Na construção civil, existe uma medida específica sobre como descartar materiais. É o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC). Esse documento identifica a quantidade de geração de resíduos do canteiro e estabelece a melhor forma de descarte de cada um deles. Separe os resíduos da obra da seguinte maneira:
– Categoria A: alvenaria (cimento, concreto, cerâmicas, argamassa, entre outros);
– Categoria B: material reciclável (papéis, vidros, plásticos, madeira e etc);
– Categoria C: gesso e materiais equivalentes;
– Categoria D: produtos químicos (tintas, solventes e óleos)
Essa organização permite que os processos de coleta para reciclagem, reutilização e descarte destes materiais aconteça de forma mais rápida.
Treine sua mão de obra
E para conseguir atingir todas essas expectativas, é preciso contar com um bom time trabalhadores qualificado. Invista em um treinamento educativo para os funcionários da empresa destacando boas práticas de segurança, organização do ambiente de trabalho e descarte correto de resíduos orgânicos e demais insumos da obra.
Além disso, é importante também reforçar a importância do consumo racional de água. Um canteiro de obras sustentável também ajuda a reduzir consideravelmente os riscos de acidente de trabalho.