A locação de containers é uma ótima alternativa para as empresas, principalmente para aquelas que precisam cuidar melhor de seus processos logísticos.
Durante muito tempo, acreditou-se que os containers eram usados apenas para transportar cargas em navios e trens, mas ao longo do tempo, essa é a visão mudou.
Hoje em dia, eles são usados de várias maneiras, inclusive na construção civil para construir casas, escritórios, almoxarifados, restaurantes, lojas, entre muitas outras possibilidades.
São vistos como uma ótima escolha porque oferecem excelente custo-benefício, além de ser uma opção sustentável. Construir uma casa de container, por exemplo, não polui o espaço e não acumula entulho como no caso de uma construção comum.
Existem até mesmo municípios brasileiros que oferecem incentivo fiscal para quem quer investir nesse tipo de construção, outra vantagem de trabalhar com os containers.
Quem se interessa pelo produto pode comprar ou alugar, mas a locação é uma opção muito proveitosa para as empresas, mas antes de procurar uma companhia especializada no assunto, é necessário entender um pouco mais sobre ele.
Este artigo vai mostrar como funciona o aluguel de containers, qual é o objetivo desse produto, o que é um container, quais são as vantagens de utilizá-lo e qual sua importância para os processos logísticos.
Aluguel de container: como funciona?
Para alugar containers, primeiro é necessário entrar em contato com uma empresa que fornece essa solução, e a partir disso ela vai apresentar linhas disponíveis para a locação e fazer um orçamento de acordo com as necessidades do cliente.
Mas antes de alugar, é muito importante levar em consideração alguns fatores para evitar problemas futuros. Um deles se refere às atividades realizadas, visto que o container é um produto que pode ser usado de várias formas.
Um fabricante de papel de parede para sala fundo de TV, por exemplo, pode utilizá-lo para armazenar insumos da fabricação, então, não é necessário que tenha isolamento térmico ou instalações elétricas.
Também é fundamental considerar onde o container vai ficar para ver se a área escolhida é capaz de abrigar o produto. O terreno precisa ser nivelado, ter fossa séptica e contar com pontos de energia elétrica e hidráulica.
Por fim, é muito importante considerar o tempo de uso, visto que isso afeta o valor cobrado pelo contrato de aluguel.
Finalidade dos containers
O objetivo do container, de forma simples, é facilitar a portabilidade em diferentes ambientes. Ele conta com um conjunto de processos que são executados por meio de uma imagem que fornece todos os arquivos necessários.
Também compartilham o mesmo Kernel e isso isola processos da aplicação no restante do sistema operacional. O ideal é que cada um assuma apenas uma responsabilidade para isolar os processos de cada aplicação.
Se um fabricante de mesa plataforma 4 lugares quiser usar um grupo de containers, então vai contar com um cluster e este compartilha recursos de armazenamento, possibilitando a execução dos produtos de maneira simultânea em um mesmo ambiente.
Mas o que é um container?
O container nada mais é do que uma estrutura metálica que costuma ser medida em pés ou polegadas, feito de aço ou alumínio e criado para facilitar o transporte em navios.
Suas principais características são a resistência e a segurança, e é justamente por isso que são considerados úteis para transporte terrestre e aéreo. No entanto, atualmente, possui novas aplicações, como:
- Casas;
- Escritórios;
- Pontos de ônibus;
- Comércio.
Por causa da grande possibilidade de utilização do container, ele acabou trazendo várias vantagens para o dia a dia de pessoas e empresas.
Vantagens em usar o container
O uso de containers pode trazer muitas vantagens para as companhias, entre elas a garantia de segurança, visto que se trata de um dos recursos mais seguros para transportar cargas por conta da própria estrutura.
Uma empresa especializada na construção de fachada de loja PVC pode contar com essa facilidade porque é feita com um material de qualidade e resistente, garantindo a segurança, sem prejudicar o transporte.
No dispositivo de segurança aduaneira, atende as especificações técnicas de segurança previstas na legislação brasileira e convenções internacionais, o que traz mais tranquilidade para o transporte de cargas.
Com base nisso, fica claro que o container é muito mais do que uma simples embalagem, sendo considerado como um verdadeiro equipamento transportador que recebe vantagens e fatores fiscais por conta disso.
Outra vantagem inquestionável é a redução de custos logísticos, uma vez que os containers são transferidos de maneira rápida para vários modais de transporte, sem que a carga tenha que ser descarregada.
Consequentemente, a organização não precisa gastar tanto com mão de obra com profissionais que vão trocar a carga do veículo, toda vez que houver uma parada.
Uma empresa que faz aluguel de castelo inflável e precisa entregar esses produtos para diferentes clientes, pode utilizar o container porque ele protege a mercadoria.
Isso é ainda mais importante quando o produto é de alto valor e a organização se preocupa com danos que podem ser causados a ele. O container ajuda muito nesse ponto e evita acidentes e prejuízos comuns durante o manuseio de carga.
Isso acontece porque o transporte não precisa de tantas etapas, facilitando os cuidados na hora de evitar acidentes. A mercadoria também fica condicionada, permitindo o carregamento e descarregamento em diversas condições climáticas.
Materiais muito sensíveis a picos de temperatura também conseguem maior proteção. Só que outra vantagem é a organização e melhora no processo logístico.
É muito mais fácil se perder quando o transporte de carga precisa da troca de modais e manuseio de produtos, mas com os containers isso não acontece, o que aumenta a organização na hora de trabalhar os processos logísticos.
Para um fabricante de caixa de marcha agile, a agilidade é um ponto crucial porque aumenta a rotatividade e melhora o uso do tempo no processo logístico.
Importância do container para logística
Quando se pensa em importação e exportação, logo vem à mente navios cheios de containers, e esse material surgiu por conta de várias necessidades.
Hoje em dia, é um dos meios mais seguros de fazer o transporte de materiais, oferecendo muitas vantagens na armazenagem de cargas, inclusive, antes de sua existência, esse processo era extremamente desorganizado e sem padronização.
Isso acabava aumentando os custos com mão de obra, furtos, desvios, perda de mercadorias por avarias e tempo de transbordo.
Contudo, desde que o container surgiu, o transporte se tornou muito mais seguro e barato, tendo em vista as necessidades dos exportadores para enviar as mercadorias sem prejudicá-las ou correr riscos.
Para um fabricante de escada de concreto em L, o uso de container é extremamente vantajoso para seus processos logísticos, principalmente em relação à redução de custos, facilidade no carregamento e descarregamento, padronização e resistência.
Trata-se de uma opção importante porque traz abrangência para diferentes tipos de carga, ou seja, por meio dos containers, é possível carregar diversos tipos de carga, como grãos, alimentos, peças de carro, eletrônicos, entre outros materiais.
Indiscutivelmente, ele é fundamental para as empresas que precisam proteger sua mercadoria. Supondo que uma montadora Internacional tenha que mandar uma motocicleta para o Brasil, precisa garantir que ela seja protegida durante todo o trajeto.
Dentro do container, dificilmente ela corre o risco de cair ou sofrer alguma avaria. Um fabricante de barra roscada aço carbono também consegue reduzir o manuseio de carga e protege sua mercadoria durante todo o percurso.
Isso facilita muito a movimentação de produtos, inclusive quando as condições climáticas não são favoráveis.
Dessa forma, essa solução é ótima para melhorar os processos logísticos de modo geral, fazendo com que ele seja muito mais organizado e seguro, independentemente do modal escolhido, tanto aviões quanto navios.
Sem mencionar no fato de que o container é grande, por isso, fica muito mais fácil mandar produtos em grande quantidade, sem precisar arcar com os custos de vários transportes.
É o caso, por exemplo, de uma franquia manipulação veterinária que precisa enviar uma grande quantidade de medicamentos para clínicas em outros estados.
Indústria alimentícia, automobilística, entre outras também podem enviar uma quantidade maior de produtos, de maneira segura e com custos reduzidos.
Considerações finais
O container é uma opção de transporte antiga, mas que dificilmente será substituída porque traz muitas facilidades para as empresas que precisam importar e exportar mercadorias.
É uma solução útil e inteligente e que começou a fazer parte de outros tipos de necessidades, projetos e trabalhos, como no caso da construção civil.
Independentemente de qual seja a necessidade da empresa, hoje em dia é possível usar o container até mesmo para construir casas e estabelecimentos comerciais, sem gastar muito e sem poluir.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.