3003-0679 | comercial02@locares.com.br | Seg. a Qui. das 07h30 às 17h30 – Sex. das 07h30 às 16h30
como-economizar-em-suas-locacoes-sem-perder-a-qualidade

Como Economizar em Suas Locações Sem Perder Qualidade

by | 15/02/2023

As locações imobiliárias precisam ser bem trabalhadas para garantir a segurança das partes envolvidas, e isso requer respeitar diversas regras. Muitas estão estipuladas no contrato de locação, enquanto outras precisam obedecer a lei do inquilinato.

Isso faz com que as pessoas se confundam porque não sabem o que pode ou não ser feito durante o processo de locação, como no caso de cancelamento de contrato ou a quem precisam recorrer diante de algum problema.

No Brasil, alugar imóveis é um processo muito comum e simples, mas isso não significa que a imobiliária pode deixar de se atentar a algumas coisas importantes para garantir os direitos e deveres de todos os envolvidos.

Independentemente de qual seja o tipo de imóvel, até mesmo os de temporada, todo cuidado é pouco para que as coisas saiam de acordo com o que é previsto em lei, sem desrespeitar os interesses.

Mas, mesmo diante de uma atividade comum, ainda existem muitas dúvidas relacionadas a ela e este artigo vai responder as mais comuns.

Ele vai explicar quais são as principais dúvidas sobre locação imobiliária, como economizar durante a obra, como reduzir gastos e o que fazer para economizar.

Principais dúvidas sobre locação imobiliária

Existem várias dúvidas que permeiam a locação imobiliária, e dentre as perguntas mais comuns durante esse processo estão:

  • Prazo para locação;
  • Regras na decisão antecipada;
  • Garantias de pagamento;
  • Reajuste do valor;
  • Vistoria.

Com relação ao prazo de locação imobiliária, é fundamental ter em mente que os interesses de ambas as partes precisam ser considerados e respeitados.

Às vezes, o inquilino pode exigir um Projeto de SPDA predial para se certificar sobre as condições elétricas da propriedade, mas independentemente disso, é necessário equilibrar as demandas e o prazo de locação costuma ser de 30 meses.

Durante esse período, os interesses de ambos estão preservados, uma vez que a lei sabe que a pessoa se mudou e isso alterou sua rotina. Além do mais, pode ser inseguro ficar refém da decisão de um proprietário.

Ao mesmo tempo, o dono do imóvel não precisa alugar a casa por 30 meses, podendo elaborar um contrato por tempo inferior que só será interrompido se ele precisar do imóvel, assim como seus descendentes e ascendentes.

Passado esse período, o contrato pode ser renovado por mais 5 anos. O inquilino pode ter de indenizar o proprietário de um imóvel se quiser sair da propriedade, antes que o contrato acabe. Só que isso deve ser especificado em contrato previamente.

Se não houver uma especificação, o locatário não precisa pagar a multa, uma vez que não existe nada determinando essa exigência.

A locação imobiliária é uma atividade econômica e o dono da propriedade faz esse procedimento para obter retornos financeiros, por isso, precisa de algumas garantias de pagamento.

Existem 3 opções permitidas pela lei, sendo caução, fiador ou seguro. O reajuste do aluguel é feito anualmente, considerando o índice econômico do governo e o mais comum é o índice geral de preços.

Tantos os imóveis residenciais ou comerciais, como aquele onde funciona um escritório virtual planos, podem sofrer reajustes para mais ou para menos, caso o indicador escolhido apresente recuo, mas isso é incomum.

A vistoria, por sua vez, é direito do inquilino e garante que a propriedade está em bom estado, e com isso cria se o laudo de vistoria, um documento que mostra se houve algum dano para a propriedade durante a locação.

Como economizar durante uma obra

Para economizar durante uma obra, como uma reforma antes de colocar o imóvel para alugar, é necessário investir em alguns procedimentos que trazem mais economia e um deles é a tecnologia.

Existem softwares e aplicativos voltados para construções e reformas que facilitam significativamente o planejamento e a gestão da obra, e boa parte deles pode ser baixada em um dispositivo móvel, como o celular.

Hoje em dia, a tecnologia está presente em vários setores, como na medicina em um centro de acupuntura auricular, e a construção civil não poderia ficar de fora.

Mas, mesmo usando a tecnologia, não se deve abrir mão de um bom planejamento porque ele ajuda a reduzir custos e a minimizar os desperdícios.

O planejamento da obra deve incluir custos, prazo para conclusão, gerenciamento de qualidade, escopo, gerenciamento de segurança, contratos, entre outros custos que uma locação terá ao longo do tempo.

Os resíduos da construção se tornaram um grande problema e o desperdício gera impactos ao meio ambiente e ao orçamento durante a reforma, afinal, o proprietário pagou por materiais que não vai utilizar.

Durante o planejamento do projeto, vale a pena verificar aquilo que é realmente necessário para reduzir os custos e evitar os desperdícios, sem se esquecer de tudo aquilo que pode ser reciclado ou reutilizado.

Como diminuir os gastos?

Tanto uma academia de pilates clínico funcional quanto uma pessoa estão sempre procurando maneiras de economizar. Este é o objetivo mais comum do mundo, e os gastos com infraestrutura também podem ser economizados.

Uma das formas de fazer isso é estar sempre atento aos gastos menores, pois é muito comum prestar atenção nos custos maiores e se esquecer de coisas pequenas, mas que juntas formam um grande montante.

Também é possível encontrar opções boas e mais baratas, por exemplo, produtos recicláveis trazem uma estética minimalista e ajudam a evitar gastos desnecessários.

Outra coisa fundamental é economizar energia, priorizando a incidência de luz natural por meio de janelas e outras aberturas na construção. Mas para fazer isso, é fundamental planejar o espaço como um todo.

Por fim, outra coisa muito importante é usar containers porque eles podem ser aproveitados de várias maneiras na infraestrutura, como depósito, alojamento, armazenagem, entre outras possibilidades.

Uma empresa de instalação de sistema de rastreamento veicular via satelite, por exemplo, pode usar o container para armazenar os equipamentos usados na instalação.

A construção civil, ele é ótimo para guardar materiais, maquinários e outros elementos importantes do processo.

Dicas para economizar

Economizar é evitar desperdícios e maximizar possibilidades, uma vez que envolve um bom planejamento e é possível fazer mais com menos.

Se uma pessoa não sabe controlar e direcionar os próprios gastos, reduz sua capacidade de fazer as coisas e ela passa a gastar mais dinheiro.

Quando se trata de uma obra, uma das coisas mais importantes é a economia, pois reduz custos e aumenta os benefícios, sem prejudicar o projeto.

Um dos melhores recursos para isso é o container, uma caixa de metal usada para transportar cargas por meio de navios e trens.

Ele é muito útil porque pode durar até quase um século, e mesmo assim é abandonado pelo mercado de navios em menos de uma década.

Isso acontece porque é muito mais barato comprar um container novo do que trazer de volta aquele que foi enviado.

Hoje em dia eles estão em alta, e é possível até mesmo abrir um restaurante com espaço para café da manhã para 20 pessoas dentro de um container..

É possível até mesmo construir casas com eles, por essa razão, a construção civil começou a adotar esse recurso para várias finalidades.

O produto ajuda a economizar cimento, madeira, ferro, pedra, telhas, blocos e outros elementos, e para se ter uma ideia, reduz o valor de uma obra em até 35%.

O proprietário da construção consegue evitar gastos futuros, pois se quiser aumentar o projeto, modificá-lo ou reduzi-lo, fica muito mais fácil fazer isso com o auxílio dos containers.

Com eles, também é muito fácil usar uma sinalização semafórica de regulamentação, além de realocar, acrescentar ou retirar módulos.

Eles podem ser facilmente transportados, visto que foram especificamente projetados para isso. A construção também não vai depender de fundação e terraplanagem, evitando gastos e economizando o tempo para a conclusão da obra.

Mas o maior benefício do uso de container na construção civil é que ele reduz consideravelmente os impactos ambientais, algo que beneficia todo o planeta.

A obra não vai gerar entulhos e resíduos que prejudicam a natureza, portanto é um modelo de construção muito mais limpo e veloz.

Pode ser usado para construir residências ou até mesmo imóveis usados por empresas, como um fabricante de fita para cinesiologia.

A vida útil desse produto é longa e consegue resistir ao tempo e mudanças climáticas, afinal, originalmente, é transportado em navios e resistente à umidade.

Considerações finais

A construção civil traz muitas novidades para o mercado e uma das mais interessantes para quem busca a sustentabilidade e economia é o uso de container.

É possível criar imóveis dos mais variados tipos e que inclusive podem ser colocados para locação, assim como qualquer outro. É um projeto econômico, mas capaz de trazer excelentes retornos para quem investe.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.