Dicas para melhorar a eficiência no armazenamento do container almoxarifado
O container almoxarifado é a solução ideal para empresas que buscam espaços práticos e funcionais para acomodar objetos, materiais e ferramentas, principalmente em seu canteiro de obras.
As vantagens ao optar pelo aluguel desse tipo de container são inúmeras, a começar pela alta segurança e resistência a impactos, por conta de se tratar de uma estrutura de aço, que podem ser usadas para armazenar diversos materiais e ferramentas.
Outro benefício de optar pelo container almoxarifado é a rapidez na instalação, já que a estrutura pode ser montada em apenas alguns minutos. Devido a sua versatilidade, o almoxarifado em container pode ser usado em vários setores, desde a armazenagem de construção a arquivos. Além do que, pode ser instalado em qualquer superfície plana e trocado facilmente de um lugar para o outro.
A possibilidade de adaptar o container almoxarifado as necessidades de cada projeto fazem da estrutura uma opção vantajosa, de modo que os módulos sejam aumentados ou reduzidos conforme a necessidade.
Dessa maneira, permite acoplar outras unidades ao almoxarifado container, seja para aumentar a lateral ou até mesmo o comprimento.
Dicas para melhor eficiência no armazenamento do container almoxarifado
Escolha o espaço correto
Antes mesmo de optar pela locação de container almoxarifado saiba exatamente o que precisa ser armazenado, uma boa dica é discutir isso com o setor produtivo, comercial e de logística. Lembre-se que é importante ter em mente o que a empresa deve estocar no local antes de escolher realmente qual espaço ele deve ocupar.
Afinal, um grande erro de muitos empresários é usar espaços de grandes galpões como almoxarifado. Ou ainda, uma pequena sala toda bagunçada para guardar itens grandes de alta rotatividade que acabam estocados em outros lugares da empresa.
O almoxarifado é um espaço que precisa atender perfeitamente a quantidade de itens a serem armazenados, pois quanto mais organizado for, mais fácil será de controlar a entrada e saída de mercadorias.
Controle rigorosamente entrada e saída de materiais
Não ter um controle rigoroso do que entra e sai do almoxarifado em container pode ser um grande caminho para possíveis crises, portanto, para conseguir sucesso na tarefa também é importante fazer inventários periódicos dos materiais.
Dessa forma, além de facilitar o inventário mais tarde, isso ajuda a identificar quando é o momento de reposição.
Adote processos de reposição de itens
O almoxarifado em container precisa estar sempre abastecido com os materiais que a empresa utiliza, mas isso não quer dizer que precisa trabalhar com estoques imensos. Mas, sim trabalhar com estoques de reposição exato para que nada falte., para isso, é fundamental saber a quantidade consumida pela empresa em certo período e o tempo de entrega dos fornecedores.
Portanto, quando o estoque de materiais estiver próximo de acabar, basta fazer o pedido e nunca se esqueça de considerar o tempo de entrega do fornecedor no processo, pois esse erro pode prejudicar todo o processo produtivo.
Otimize o uso do espaço
Saiba que o container almoxarifado não precisa ser enorme para ter eficiência no armazenamento, afinal, mesmo locais pequenos conseguem guardar uma grande quantidade de itens quando têm o espaço otimizado.
Para isso, o gestor precisa investir num layout que realmente aproveite o espaço. Ou seja, prateleiras industriais, porta paletes e racks conseguem armazenar produtos e desperdiçar menos espaço. Investir na verticalização da armazenagem é uma excelente ideia para quem busca eficiência no armazenamento em um espaço pequeno.
Identifique itens de entrada e saída
Todos os itens que entram ou saem do armazém precisam ser cadastrados no sistema da empresa, já que um erro cometido por muitas empresas na gestão do almoxarifado é identificar produtos sem denominar o espaço. A recomendação é dar nomes ou marcações a cada prateleira e divisão para conseguir saber rapidamente onde está o material quando precisar dele.
Pode parecer óbvio, mas muitas empresas erram na hora de cadastrar e etiquetar. É preciso fazer isso antes dos materiais chegarem, garantindo que sempre seguirão um padrão, para facilitar que sejam encontrados.
Escolha códigos inteligentes que separem por categoria, tipo de produto e até validade. Deixe o máximo de informações referente a cada produto, salvo em um computador, sistema automatizado ou até na caderneta.