Entenda Como o Uso de Container Pode Ajudar no Gerenciamento no Canteiro de Obra
Uma das principais preocupações das indústrias da Construção Civil é evitar a geração de resíduos e desperdícios, ampliando a margem de lucro da obra e minimizando os impactos ambientais. Outro desafio é cumprir à risca as normas regulamentadoras e exigências legais diminuindo as chances de receber multas ou notificações que comprometam o ritmo de execução e até mesmo a continuidade da obra. Para garantir a obediência aos requisitos legais, a redução de desperdícios, e, claro, a conquista de resultados positivos, uma das prioridades da construtora deve ser investir no planejamento do canteiro de obras, independente do porte da construção.
Desde a década de 90 as construtoras buscam um modelo de indústria seriado em seus canteiros de obras (CARDOSO, 1997). A questão é que esse acesso a novas tecnologias é restrito para poucas, pois o investimento é alto e exige elevados níveis de produção.
Comumente, percebe-se que os programas de qualidade, projetos das empresas em geral só contemplam o produto acabado, e não o processo executivo dentro do canteiro. Em última análise, podem-se identificar como principais problemas: falta de planejamento de médio e curto prazo; carência de equipamentos; falta de definições de espaços adequados à armazenagem de diferentes insumos e, consequentemente, sua deficiência com o transporte e, finalmente, falta de parcerias com os fornecedores. É imprescindível que haja, por parte da empresa, um movimento. De constante planejamento, conforme o ritmo alcançado.
A organização de um canteiro de obras é uma das partes mais importantes do planejamento, resultando em projetos detalhados das locações e das áreas destinadas a instalações temporárias, que podem variar conforme a natureza do empreendimento.
A construção do canteiro de obras é um procedimento que antecede a execução da obra, variando conforme o tamanho do empreendimento a ser construído. Os componentes típicos de um canteiro são: container escritório, oficinas, estacionamento, container almoxarifado, container depósito, centrais de concreto, pátios de manutenção e, no caso de materiais e equipamentos importados, áreas de estocagem.
As tarefas preliminares para a construção do canteiro incluem o acesso à água para consumo, como primeira providência, a coleta de esgoto, (imprescindíveis para a primeira locação física do canteiro de obras), o barracão de guarda ou contêineres para a guarda de materiais e abrigo dos operários residentes, o fechamento da obra ou todo o perímetro do terreno (além de exigência da prefeitura, trata-se ainda de serviço que visa melhorar a segurança da obra), item fundamental nos dias de hoje, e que deverá ser permanente é, finalmente, o canteiro de serviço, que após a construção do barracão ou instalação inicia a preparação do terreno para receber a locação de paredes. Um canteiro de obras com um bom planejamento de obras tem impacto significativo sobre os custos e a duração da obra.
Para a organização de um canteiro de obras, alguns princípios básicos devem ser observados.
Saber organizar a logística do canteiro de obras posicionando equipamentos, mão de obra e matéria-prima da maneira mais eficiente possível é fundamental para reduzir os fluxos, garantindo que os materiais cheguem às mãos certas com rapidez e no momento correto. A questão é que, embora pareça óbvio, desenvolver processos internos eficazes, efetivos e eficientes é tarefa extremamente complexa e envolve alto nível de organização da parte de engenheiros e arquitetos. Quer dar um passo à frente e ser o agente de mudança para a redução de custos e aumento da eficiência em sua obra? Então descubra como a otimização da logística em seu canteiro pode fazer toda a diferença!
Layout do canteiro de obras: isso faz mesmo diferença?
Não tenha dúvida de que a resposta a essa pergunta é positiva. O arranjo correto no canteiro de obras é tão importante que deve ser a primeira coisa a ser pensada, antes mesmo da própria obra!
Layout nada mais é que a disposição física de pessoas, equipamentos e materiais de maneira mais eficiente possível, um mapa de trabalho preciso que possibilita reduzir ao mínimo os movimentos dos trabalhadores. Dessa forma, eles gastam o mínimo de tempo possível em deslocamentos para buscar materiais ou usar equipamentos (reduzindo seu nível de estafa e aumentando sua produtividade). Para que os equipamentos sejam menos expostos ao manuseio, logo, é possível reduzir as quedas, danos e desperdícios. Para que as máquinas e matérias-primas estejam sempre próximo aos profissionais, assegurando mais produção dentro de um mesmo período.
Vantagens de um bom layout do canteiro de obras
· Permite um fluxo de serviços e materiais de forma contínua;
· Reduz transportes e movimentos, melhorando processos;
· Reduz perdas e desperdícios de insumos;
· Integra todos os elementos da obra;
· Melhora e facilita as condições de trabalho;
· Aumenta a produtividade;
· Reduz o nível de cansaço dos trabalhadores;
· Permite flexibilidade para atender as mudanças que possam ocorrer ao longo da obra.